quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Netanyahu afirma que decisão dos EUA trará embaixadas de outros países para Jerusalém

Durante o próximo encontro entre os chefes de Estado dos EUA e de Israel, Benjamin Netanyahu deverá congratular Donald Trump pela decisão de mover a embaixada americana para Jerusalém. Na opinião do líder israelita, a decisão "irá levar outros países ao reconhecimento de Jerusalém como a capital de Israel". A notícia a respeito da declaração de Netanyahu sobre a decisão de Trump foi publicada no último dia 26 no site jornalístico The Times of Israel.

Conforme o portal, "Netanyahu diz que irá pessoalmente agradecer ao presidente dos Estados Unidos durante a próxima reunião entre os dos líderes, na próxima semana, na qual será discutida a realocação da embaixada americana de Tel Aviv para Jerusalém". O líder do Estado judeu também afirmou: "outros países deverão, em breve, mover suas respectivas embaixadas para Jerusalém".

A decisão de Donald Trump pela mudança da embaixada dos EUA para Jerusalém foi amplamente celebrada pelas lideranças conservadoras de Israel. O país, aliado estratégico dos Estados Unidos no Oriente Médio, não tem sua capital (Jerusalém) reconhecida por nações vizinhas, que financiam movimentos com a finalidade declarada de "varrer Israel do mapa". O Irã, ditadura teocrática que possui interesses na região, financia alguns desses movimentos, como o Hezbollah (organização neonazista islâmica), e criticou a decisão do governo dos Estados Unidos.

O artigo disponibilizado pelo The Times of Israel informa que, de acordo com Netanyahu, "o governo de Israel está em contato com outros países, e é apenas uma questão de tempo até que esses Estados sigam o precedente estabelecido pelos EUA".

Mais sobre o tema - colunista Joice Hasselmann, da Rádio Jovem Pan, comenta decisão do governo americano pela mudança da embaixada para Jerusalém:



Nenhum comentário :

Postar um comentário