quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Pesquisador afirma que leis desarmamentistas, mesmo com aprimoramentos, são ineficazes na prevenção de crimes

Em reportagem divulgada no último dia 6 no canal oficial do veículo de comunicação Rebel Media, no Youtube, o economista e pesquisador do campo da segurança pública John Lott discorreu sobre as atuais legislações de gun control - de controle de armas ou desarmamentistas - dos Estados Unidos. Para Lott, os dispositivos legais de restrição não demonstram eficácia na prevenção dos crimes - isto se verificaria até mesmo nos resultados das regras aprimoradas de verificação de antecedentes.

No trecho, John Lott comenta o caso de Devin Kelley, indivíduo previamente condenado por um tribunal militar. Kelley teria conseguido vencer o sistema de verificação de antecedentes, que tem a finalidade de proibir inteiramente a aquisição de armas por pessoas que já tenham sido condenadas por delitos ou que demonstrem instabilidade psicológica. O criminoso do exemplo, ligado à força aérea, foi responsável por um assassinato em massa - John Lott acrescenta que "ele fez mais de uma coisa que deveria ter colocado seu nome na lista [de pessoas proibidas de adquirir armas]. Ele já havia sido condenado a um ano de prisão por agressão. Ainda assim, a força aérea não colocou o nome dessa pessoa no sistema [para a proibição]". Lott também afirma que "mesmo considerando essa falha do sistema, seríamos ingênuos ao presumir que a maioria dos criminosos irá tentar obter uma arma legalmente, sabendo que estão proibidos de fazê-lo".

John Lott também discorre sobre falhas no sistema que "impedem que pessoas absolutamente normais consigam exercer seu direito" - haveria um método de verificação, no mecanismo de sondagem do histórico criminal, que prejudicaria cidadãos inocentes. O economista indica que o sistema atual "faz a verificação apenas com base no nome e na data de nascimento", o que gera "grande número de falsos-positivos ['acusações' infundadas, pela similaridade de nomes ou da data de nascimento dos indivíduos verificados]". Lott argumenta que este processo não impede a abordagem comum dos criminosos, que é a aquisição por meios ilegais, e prejudica os cidadãos comuns, criando situações onde o direito à legítima defesa é retirado, de maneira injustificável.

O economista entrevistado pelo veículo Rebel Media é autor de livros como The War on Guns ("A Guerra Contra as Armas") e Preconceito Contra as Armas, título disponível em tradução para a língua portuguesa. Lott argumenta que legislações que favorecem o direito à legítima defesa armada provocam reduções nas taxas de crimes, enquanto medidas que limitam as possibilidades da defesa da população promovem a criminalidade. John Lott também argumenta que outra medida eficaz na redução da criminalidade é o endurecimento das penas contra todos os crimes.

Veja na íntegra - entrevista de John Lott ao veículo Rebel Media sobre falhas em regulamentos desarmamentistas em vigor nos EUA:



Nenhum comentário :

Postar um comentário