segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Joice Hasselmann - "Máfia dos táxis quer acabar com o Uber"

Em vídeo disponibilizado em seu canal oficial no Youtube, a jornalista Joice Hasselmann discutiu a nova tentativa de limitação ou proibição no Uber, iniciada por parlamentares. Na opinião da autora, os políticos responsáveis pela iniciativa seriam parte de uma "máfia", e seriam proprietários de grandes quantidades de licenças para atuação de taxistas - os documentos seriam alugados ilegalmente pelos parlamentares, que estão, conforme Hasselmann, perdendo consumidores e recursos financeiros com a entrada do Uber no mercado do Brasil.

A jornalista afirma: "existe uma tentativa de aniquilar o Uber, 'estatizar' o Uber. Essa iniciativa prossegue no Senado, e com pressão da 'máfia dos táxis'. O que é a máfia dos táxis? São os taxistas? Não - os taxistas, ou muitos deles, são vítimas dessa mesma máfia, que é formada por grandes grupos ligados à política. Alguns dos integrantes dessa máfia são vereadores e deputados que tem poder de mando dentro das administrações municipais. Eles conseguem licenças atrás de licenças, e, obviamente, vendem esse recurso a preço de ouro, formando um grande negócio, altamente lucrativo e ilegal".

As licenças para atuação como taxistas sempre foram o principal fator limitador do transporte particular no Brasil, e foi efetivamente desmontado pelo Uber, que não dependeu da aprovação estatal para seu funcionamento. O preço das licenças governamentais para atuação como taxista sempre foi extremamente caro, superando, por vezes, a faixa dos R$150.000. O aplicativo Uber permitiu que milhares de brasileiros pudessem trabalhar como motoristas, em um serviço considerado de excelência, no Brasil e no mundo - até mesmo com notória vantagem qualitativa, nos serviços, em comparação com o trabalho oferecido pelos táxis, considerado péssimo, arriscado e feito a preços elevados para a capacidade de compra do consumidor nacional.

Joice Hasselmann acrescenta que o projeto para limitação do Uber "tramita rapidamente no Senado - foi aprovado na semana passada. O projeto de lei, na prática, acaba com o Uber. É como uma 'estatização' do Uber. Quer transformar o Uber em uma espécie de táxi, e isso vai inviabilizar o serviço que é prestado no Brasil, e vai tornar impossível o ganha-pão de milhares de brasileiros, em época de crise".

Veja na íntegra - Joice Hasselmann discute projeto que poderá acabar com o Uber no Brasil:



Nenhum comentário :

Postar um comentário