sábado, 25 de março de 2017

Juiz americano toma decisão que favorece projeto "anti-migratório" criado por Trump

O juiz Anthony John Trenga, do estado de Maryland (EUA), tomou decisão que confere legitimidade ao projeto de restrição à imigração criado pelo presidente Donald Trump. O juiz entendeu que o presidente estava cumprindo suas funções ao criar a limitação, e que a medida não constituía discriminação contra pessoas de religião maometana - uma vez que os países de maior população muçulmana do mundo não foram afetados. O presidente dos EUA estabeleceu as restrições para "impedir a entrada de imigrantes oriundos de países onde organizações terroristas possuem grande influência, como a Síria", na qual o grupo Estado Islâmico tem poder ainda significativo. A notícia sobre a decisão judicial favorável a Trump foi publicada hoje no site jornalístico norte-americano Geller Report.

Conforme o portal, "a decisão foi o 'fim de jogo' para militantes associados ao grupo terrorista Hamas, como Linda Sarsour, que apresentaram petições contrárias ao projeto de Donald Trump. Essas pessoas queriam uma forma de impedir o chefe do Executivo de proteger a população contra os jihadistas". Ainda de acordo com a notícia, "na sexta-feira, o juiz federal Anthony Trenga tomou decisão contrária à revogação do projeto" que "seria capaz de impedir, temporariamente, a entrada de pessoas de seis países".

O presidente Donald Trump estabeleceu, nos primeiros dias de seu governo, que a restrição à imigração seria criada com base em limitação semelhante, colocada em vigor ainda durante os anos da administração Obama. Na época, durante o auge da expansão do grupo terrorista Estado Islâmico, a restrição à imigração foi defendida pelo líder democrata como forma de impedir a infiltração, em território americano, de indivíduos ligados a grupos terroristas que atuam principalmente no Oriente Médio. A lista de países aos quais a restrição se aplica, na medida criada por Trump, é a mesma definida por Barack Obama.

O site Geller Report veiculou a opinião do juiz favorável a Trump: "está absolutamente dentro das competências do presidente a criação de restrições à imigração para os Estados Unidos e o estabelecimento de controles de fronteiras. A medida não contém qualquer referência às concepções religiosas de quem possa sr afetado, e tem um propósito estritamente secular, de proteção dos cidadãos dos Estados Unidos contra ataques terroristas".

Em vídeo - Trump reafirma necessidade de aumentar investimentos no combate ao terrorismo:


Mais sobre o tema - Donald Trump em discurso favorável à imigração legal para os Estados Unidos - vídeo disponibilizado com legendas em português pelo canal Embaixada da Resistência, do Youtube:



Nenhum comentário :

Postar um comentário