terça-feira, 31 de maio de 2016

Anderson Silva defende a posse de armas para legítima defesa

O deputado federal Eduardo Bolsonaro publicou em seu canal oficial no Youtube uma entrevista com o lutador de MMA Anderson Silva - o ícone das artes marciais brasileiro defendeu, na conversa, o direito à posse de armas de fogo para legítima defesa, desde que seja regulado "por um processo que avalie a qualificação das pessoas que têm o interesse em adquirir armas". Anderson Silva vive nos Estados Unidos, onde o direito à posse e ao porte de armas de fogo é assegurado pela Constituição.

Na opinião de Anderson Silva, "não é possível associar as armas com a violência. Uma arma é como um carro, ou como uma ferramenta. Desde que haja um treinamento adequado para lidar com as armas, para municiá-las ou para desmuniciá-las, é algo seguro. Acredito que deve haver um treinamento, como para pular de paraquedas, ou como praticar o kitesurfing - você precisa ter alguns cuidados corretos para tanto. Acredito que deve haver esse direito no Brasil, acho que é preciso regulamentar essa lei [o PL 3722, que devolve aos cidadãos brasileiros o direito à posse de armas de fogo para legítima defesa] para que as pessoas possam ter o acesso às armas, mas com os conhecimentos exigidos, com técnica, com treinamento".

Anderson Silva acrescentou: "há pessoas que não gostam de armas, há pessoas que não gostam de armas, mas é preciso entender que: as pessoas que querem possuir uma arma devem possuir o treinamento adequado para tanto. Penso que ter uma arma de fogo é direito de todos os cidadãos - a partir do momento em que você tem o treinamento, tem os pré-requisitos [avaliação em testes psicológicos e técnicos] necessário para ter uma arma, você pode ter". 

Eduardo Bolsonaro é um dos principais defensores do PL 3722 no Brasil, ao lado de seu pai, Jair Bolsonaro, deputado federal pelo Rio de Janeiro, e de seus irmãos Flávio e Carlos - que também  são políticos ligados ao movimento conservador brasileiro. O PL 3722 prevê o fim da discricionariedade para a concessão do direito à posse de armas de fogo para legítima defesa, e possibilitará que cidadãos com a devida preparação técnica e que sejam aprovados em baterias de testes consigam também obter o porte de armas. A lei foi originalmente proposta pelo deputado Peninha Mendonça, de Santa Catarina - desde então, o projeto contou com grande apoio popular, e se tornou o PL mais votado do site "disque-câmara", com manifestações majoritariamente favoráveis, de todos os estados do país. O PL 3722 é visto como uma solução para o grave problema de violência urbana e de aumento nos índices de crimes violentos registrados no país, desde a implementação da lei conhecida como "Estatuto do Desarmamento", em 2003, pelo então presidente Luíz Inácio Lula da Silva.

Assista à entrevista concedida pelo lutador Anderson Silva a Eduardo Bolsonaro:




Nenhum comentário :

Postar um comentário