segunda-feira, 25 de abril de 2016

Em rede de TV oficial da Autoridade Palestina, orador pede que Deus "puna os judeus" e "os ateus que lhes fornecem ajuda"

Na última sexta-feira, durante um sermão transmitido ao vivo em veículo de comunicação oficial da Autoridade Palestina, um orador pediu que "Allah mate até o último de seus inimigos", e que "puna os judeus e os ateus que lhes conferem apoio". O discurso antissemita, denunciado pela organização Palestinian Media Watch, é similar ao proferido pelo clérigo Imada Hamato, que acusou o povo israelita de "espalhar corrupção pelos países árabes". A notícia a respeito do último vídeo de propaganda antissemita da Autoridade Palestina foi divulgada hoje pelo site jornalístico norte-americano Breitbart.

Conforme o portal, "o orador realizou seu discurso no sermão televisionado que ocorre em todas as sextas-feiras na rede de televisão palestina - o autor do pronunciamento pediu que 'Allah' dê 'punições aos judeus' e que 'destrua até o último dos inimigos do islam', incluindo 'os ateus que estão ajudando os judeus'. A tradução das declarações antissemitas foi realizada pelo grupo Palestinian Media Watch", que disponibilizou o vídeo contendo o discurso no Youtube.

O portal Breitbart e o PMW publicaram o texto com as citações do orador antissemita: "Allah, imponha punições a Seus inimigos, os inimigos da religião, volte Sua ira contra cada um deles e mate até o último - dê-lhes um dia sombrio. Allah, puna os judeus e aqueles entre os ateus que estão lhes ajudando. Allah, nós pedimos, dê-nos respeito e honra ao nos tornar capazes de repelir aos israelitas, e nós pedimos-Lhe que nos salve da maldade deles". De acordo com o site da organização Palestinian Media Watch, discursos preconceituosos desse gênero são comuns nos veículos de comunicação oficiais do Fatah - partido de Mahmoud Abbas, presidente do Estado palestino - e do próprio governo. 

Segundo o Breitbart, "no passado, os sermões antissemitas pedindo 'o extermínio dos judeus' pela população do Levante eram mais comuns, e já foram realizados até mesmo pelo Mufti - personalidade religiosa mais importante da Autoridade Palestina. De acordo com o clérigo, o destino dos fundamentalistas é 'matar os judeus'. Após o início das denúncias realizadas pelo grupo PMW, assim como das subsequentes pressões de organizações internacionais as abordagens para propaganda se tornaram um pouco mais cautelosas".

Veja a peça de propaganda denunciada no Palestinian Media Watch:


Em consequência da pressão, agora, de acordo com o site jornalístico, "os apelos para a violência sectária são relativamente menos comuns, em especial a partir das figuras religiosas mais importantes [com a excessão de Imad Hamato, clérigo reconhecido e já acusado de ao menos dois pronunciamentos racistas na televisão]. Apesar das exigências para o fim da propaganda antissemita, a Autoridade Palestina continua a emitir apelos para a violência contra os judeus através de outras iniciativas, como a realização de homenagens públicas a integrantes de movimentos terroristas".

Em março deste ano, o portal Breitbart denunciou a propaganda antissemita realizada pelo clérigo Imad Hamato nos veículos de comunicação oficiais do Estado Palestino - o líder extremista acusou "os judeus" de "espalharem corrupção, pornografia e drogas pelo mundo árabe". O orador também afirmou que "os Estados Unidos, através da CIA," colaboram para "todos os problemas dos países árabes". As declarações de Hamato também foram denunciadas pelo site Palestinian Media Watch.

Veja um dos trechos dos discursos de Imad Hamato traduzidos pelo grupo PMW:



Nenhum comentário :

Postar um comentário